quarta-feira, 24 de março de 2010

O Massacre Cambojano

O Camboja é um paisinho pequenininho na Ásia que ninguém se importa, que ninguém conhece ou quer conhecer. Fica entre o Laos, o Vietnã e a Tailândia.

Mas o diferente do massacre Cambojano é que ele foi realizado pelas mãos de uma pessoa. Uma pessoa desejou liquidar com um país inteiro, por poder e arrogância extrema. E como uma pessoa consegue matar milhares?


A França concedeu independência ao Camboja em 1953 e Norodon Sihanouk subiu ao poder, mas já enfrentava forte oposição da esquerda.

Pol Pot foi o responsável pelo genocídio cambojano. Nasceu em família rica, estudou em escola particular e leu A Grande Revolução de P. Kropotkin. Isso bastou para Pol Pot estraçalhar um país.
Simples Assim.

Quando este cidadão estava na França, gozando dos ares Europeus, fazia pose de revoltadinho e se dizia contra o governo de Norodom Sihanouk, mas quando o governo, sabendo da posição dos estudantes, passou a navalha na bolsa de estudos daquele grupinho de fedelhos, a guerra foi anunciada.

É claro que o revoltadinho, não tinha como terminar sozinho os estudos e metendo o rabinho entre as pernas teve que voltar ao Camboja para juntar-se ao partido comunista local e mostrar ao governo como são fáceis as estratégias de eliminação de governo e democracia, quando se têm armamento e gana de destruir.

Em 1966 Pol Pot pediu ajuda a China, treinou seus militantes com técnicas de combate e começou uma violenta rebelião comunista.
Quando o primeiro ministro Lon Nol deu o golpe de Estado em 1970, o Khmer Vermelho de Pol Pot recebeu o apoio do rei deposto para iniciar a guerra civil.

Em 1975 os comunistas entraram na capital do país sem qualquer resistência. Pol Pot governou com sangue até 1979 e nos 4 anos de poder executou cerca de 2 milhões de pessoas - 25% da população.
As vítimas? membros do governo anterior - servidores públicos, militares, policiais, professores, líderes religiosos, a classe média...

Quando o Vietnã invadiu o Camboja Pol Pot liderou a resistência até 1985. Inacreditável, mas até 1985 ninguém chorou pelas vítimas do Camboja, o mundo simplesmente virou as costas para eles.
Claro um bando de pobre que cultiva arroz, ninguém quer saber mesmo - danem-se eles.
A ONU só iniciou um processo de democratização no início dos anos 90.

Pol Pot nunca cooperou com o processo de paz e inexplicávelmente conseguiu manter as tropas do novo governo longe do Khmer Vermelho até 1996, quando sem forças seus militantes começaram a desertar. Muitos desses militantes foram executados à mando de Pot que morreu em 15/04/98 de ataque cardíaco oficialmente e o Camboja finalmente pode respirar um ar sem sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário