quinta-feira, 6 de maio de 2010

Humanismo

Pela descrição da Wikipédia humanismo: é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
Resumindo o humanista se contrapõe ao apelo sobrenatural ou a uma autoridade superior.

Existem algumas vertentes entre os humanistas, algumas divergências, mas de todas as propostas a que mais me agrada é:

Os humanistas seculares, (ou Laico) que como o nome indica, são mais racionalistas e empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e acadêmicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo. São ateus ou agnósticos.


Os humanistas seculares creêm que a ciência é a única fonte de informação sobre as questões universais.  Não se apóiam em deuses ou outras forças sobrenaturais para resolver seus problemas ou oferecer orientação para suas condutas.

Seguem uma perspectiva chamada de Naturalismo, na qual as leis físicas do universo não são subordinadas a entidades imateriais ou sobrenaturais, como deuses, demônios ou outros seres "espirituais" fora do domínio do universo natural.


É estranho que a maioria  das pessoas aceitem com naturalidade eventos sobrenaturais, como milagres e fenômenos psíquicos como coisas normais contradizendo toas as leis da fisica...
Telepatia, Vidência, percepção extra-sensorial, incorporação de espíritos
Tudo isso que sabemos ser charlatanismo.
Pessoas Normais com capacidade de pensamento deveriam ao menos procurar provas com uso de método científico antes de aceitarem alegações sobrenaturais ou relatos individuais e imprecisos de milagres ou fenômenos sobrenaturais.

Que fique claro que, o Humanismo Secular não é uma religião ou algum tipo de movimento, associação ou seita.
Não se exige autoproclamação de seus seguidores. Por isso, muitas pessoas do passado e do presente podem ser consideradas Humanistas Seculares sem que tenham assumido publicamente essa filosofia.
 
Só o pensamento liberta!
 
Alguns Humanistas Seculares: Voltaire, Giordano Bruno, Thomas Paine, Carl Sagan, John Lennon, Frank Zappa, Bertrand Russell, Richard Dawkins, Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário