terça-feira, 18 de maio de 2010

Jafar Panahi

Jafar Panahi é um diretor de cinema. Iraniano.
Aqui no Brasil admiramos esses profissionais como verdadeiros artistas, sendo muitos reconhecidos como celebridades. No Irã ser cineasta é o mesmo que matar e roubar, já que Jafar Panahi está preso.

O crime?
Ele fez um filme.

Ele foi surpreendido no mês de março em casa por polícias à paisana que prenderam também sua esposa,  filha e 15 convidados da família. Após as detenções, os agentes fizeram uma busca pela casa e confiscaram o seu computador, além de outros pertences não especificados.


Por quê?

Panahi apoia abertamente a oposição ao regime, continua detido em parte incerta do Irã, embora a mulher e a filha já tenham sido libertadas.
Ninguém sabe onde ele se encontra exatamente, qual seu estado de saúde, por quanto tempo ficará preso e nem quais são as acusações que levaram a polícia a sequestrá-lo de dentro de sua própria casa. Segundo as autoridades iranianas, o motivo da detenção são supostos “crimes” não identificados.


Numa descarada declaração de cinismo, o promotor Abbas Jafari Dolatabadi disse que a prisão não é política: “A prisão de Jafar Panahi não está relacionada com a sua profissão e não tem um aspecto político”.


Jafar Pahani é um dos cineastas iranianos mais conhecidos no exterior. Foi premiado nos festivais de Cannes e de Berlim e na Mostra de São Paulo. A quase totalidade da sua obra encontra-se censurada pelas autoridades iranianas e proibida de ser exibida em seu país natal. Como vários artistas iranianos, ele apoiou nas eleições presidenciais passadas o ex-primeiro-ministro e principal candidato da oposição, Hosein Musavi (será esse o motivo?).


*LULA é o único governante do mundo que acredita em Mahmoud Ahmadinejad, que o governo do Irã não vê diferenças entre homens e mulheres, gosta muito dos judeus, nunca pensou em acabar com Israel e trata a oposição com bastante respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário