quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vila Montaillou

A Vila de Montaillou ficava onde hoje é o sul da França. Era uma Vila isolada nas montanhas, de gente camponesa muito simples, agricultores e tecelões que viviam em harmonia sem nem um cavalo ou carroça, onde poucos sabiam ler e escrever.

O ano é 1308 e a igreja católia se alto proclama a verdadeira religião, mas as pessoas não abandonam seus costumes e suas crenças. A "heresia" continua e o Papa envia inquisidores para exterminar (sim é esta a palavra), os descrentes.

A Vila inteira foi tomada como prisioneira da inquisição porque eles habitavam e conviviam com apóstolos de uma seita cristã alternativa. Estes apótolos eram andarilhos que não tinham catedrais ou tesouros, eles simplesmente dividiam o pão e confortavam as pessoas que os chamavam de "os homens bons", sua crença era conhecida como catarismo, repetiam antigos conceitos asiáticos de dualismo do bem e do mal. Para eles apenas a obra espiritual era obra de Deus, enquanto o mundo físico restante era obra de Satã (incluindo o trabalho, o sexo, as igrejas etc). Assim eles se contraporam ao cristianismo e por esta razão foram dizimados.
 
Os freis dominicanos foram os inquisidores responsáveis por acabar com os cátaros da França. Fecharam a Vila e buscaram de casa em casa os traidores da igreja. Todos os moradores foram ouvidos, acusados e condenados. Em poucas horas o medo tomou conta da Vila, os hereges foram queimados.
 
A Vila se resumiu à 40 famílias, mas em segredo o catarismo continuava vivo nos sussuros e na memória de suas vitímas. 10 anos depois uma nova inquisição se instalou na Vila, procurando mais uma vez destruir pessoas de bem que não ofereciam nenhum perigo sobre o avanço da religião na Europa. Os penitentes foram condenados à confinamento ou à morte.


** A Inquisição católica durou mais de 600 anos de imposição ortodoxa no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário