quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MITRA - O Deus Sol

Era o Deus Persa.
Existem referências à Mitra desde 1.400 anos antes de Cristo.
Ele representava a luz solar, era conhecido como o Sol Vencedor.
Deus do bem, segundo as imagens dos templos e os escassos testemunhos escritos, o deus Mitra nasceu perto de uma fonte sagrada, debaixo de uma árvore sagrada, a partir de uma rocha.

A partir do século II o culto a Mitra era dos mais importantes no Império romano e numerosos santuários foram construídos. A maior parte eram câmaras subterrâneas, com bancos em cada lado, raras vezes eram grutas artificiais.
Quando o catolicismo se tornou a religião oficial em Roma o mitraísmo também perdeu força como as demais religiões do império, mas não deixou de influenciar a nova religião do Estado.

Por exemplo:
Mitra nasceu em 25 de Dezembro
Tem forma humana
Nasceu de uma virgem
Teve 12 discípulos tendo inclusive celebrado uma santa ceia, antes de voltar à casa do pai
Lutou contra as divindades do mal
Foi batizado
Operou milagres
Morreu crucificado e ressucitou no 3º dia
Garantiu a vida eterna a quem se batizasse


Os devotos de Mitra se chamavam de irmãos, acreditavam na salvação universal, faziam uso do batismo, sacralizavam pão, água e vinho, adotavam o domingo como dia santo, criam no juízo final e na ressurreição. A sua iconografia também guarda semelhanças com a dos cristãos, pois fazia nascido entre pastores e promovia milagres como a ressurreição dos mortos. Se tornou tão popular que o filósofo Ernest Renan chegou a afirmar que, se por algum acaso, o Cristianismo tivesse sido freado em sua expansão, o Mundo ocidental seria mitraísta.

Mitra era o protetor dos justos. Um mediador entre os homens e o Ser Supremo e morreu para que todos fossem salvos.  Seus fiéis comemoravam sua ressurreição (como os cristãos comemoram a páscoa) durante cerimônias onde eram proferidas as palavras:
"Aquele que não irá comer o meu corpo e não beber o meu sangue, assim que ele seja em mim e eu nele, não será salvo."

lhe parece familiar?

Um comentário:

  1. Li o que deixaste no blog da Tamera "gatos com café" e concordo contigo em pleno eles tem o 9 sentido,fico parva com a minha Kika com as atitudes que ela toma e por já me ter salvado a vida...
    Bom domingo
    Um ronron e um beijo
    Kika e Graça

    ResponderExcluir