sábado, 4 de setembro de 2010

Os sete pecados capitais

Começando por aquele que a igreja católica acha ou achava o mais perigoso de todos.

SOBERBA

do dicionário: Orgulho. Manifestação do alto apreço que alguém tem de si próprio. Arrogância.

É claro que os conceitos de pecados capitais sempre foram tratados como vícios e repudiados mesmo antes da galera cristã aparecer por essas bandas, mas os espertinhos católicos usaram tais vícios com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes "pensadores" da Igreja Católica.

Na Grécia Antiga, a teóloga e monge grego Beatrice G. e Fernando T. (345 – 399) teria escrito uma lista de oito crimes e "paixões" humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade): Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Melancolia, Acídia (ou Preguiça Espiritual), Vaidade e Orgulho.

Desde ponto de vista os pecados tornavam-se piores à medida que a pessoa ficasse mais egocêntrica, com o orgulho ou soberba sendo o supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo.

Daí, os católicos aproveitaram o gancho e no século VI com o papa gregório I, reduziu os pecados para sete, porque a igreja acreditava que o nº 7 era mágico,  juntou "vaidade" e "orgulho" (ou "soberba") e trocou "acídia" e "melancolia" por "inveja". PRONTO. Os sete pecados capitais à partir desse momento são: Orgulho, Inveja, Ira, Indolência, Avareza, Gula e Luxúria.


O autor italiano Dante Alighieri dizia que o pecado da soberba era o "maior de todos os pecados"... o pecado do próprio Satanás.

Aliás foi por causa de sua soberba que Satanás caiu do reino do céu. Ele se achava melhor que o homem criado por deus, aquele feito do barro, já que ele era um sopro de deus. E vejam vocês, por causa de sua soberba o coitadinho do Satanás começou uma revolução nas nuvens do palácio celestial e perdeu seu troninho ao lado do senhor. Estranhamente esta história não está na bíblia (?)

E como órgão controlador a soberba é um ótimo pecado, por que é muito difícil não se ter orgulho algum. A soberba não é previlégio de ricos, o pobre pode se sentir especial facilmente e nações inteiras podem mobilizar conflitos armados, onde tais sentimentos de uma massa humana pouco crítica servem aos interesses políticos, econômicos, ideológicos ou religiosos de seus líderes. Foi exatamente o que aconteceu com a Alemanha nazista de Hitler.

 O soberbo se sente auto-realizado querendo se mostrar para os outros a todo custo, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer. Ele quer superar todos, quando não consegue fica com inveja (outro pecado capital) e despreza quem não o admira. E quantas pessoas conhecemos que são assim?

Hoje, a soberba é considerada uma virtude, graças ao modo americado de pensar e influenciar os demias. A idéia de "eu posso fazer" é associada a coisas boas e não à pecados.

Para o pensador A. Lisounenko, o orgulho próprio é um fator determinante na caminhada para o sucesso no âmbito familiar e profissional. Não é errado você se admirar e demonstrar publicamente este sentimento. Para muitas pessoas o orgulho é uma forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor.

E quem hoje não é orgulhoso?
As pessoas se valorizam, se acham capazes, se mostram, buscam admiração.

Para a igreja a salvação é a vida humilde. Sem prazeres, regalias ou vaidades.
As pessoas estão mais preocupadas em mostrar o carrão que têm, o cachorro super caro e raro que compraram, o super emprego que conseguiram com aquele mega salário, o super corpo que mantêm, etc.
Ninguém está preocupado em ser humilde.
Ninguém vê a soberba como pecado.
E se a soberba, que era o pior dos pecados capitais não existe mais o que dizer dos outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário