quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O poder da ignorância

Surripiado descaradamente do Tumblr do #catloversday



Peguei esse texto do extinto Zine Vanilli, *quem conhece, dá um grito, eu adorava aquele povo*, e se encaixa perfeitamente aqui, nesse tumblr e no nosso #catloversday! 
*Catlover, Peoplehater*

Porque senso comum e ignorância são sinônimos.
Gatos são traiçoeiros. Gatos não gostam do dono, mas da casa. Gatos são interesseiros. Gatos são do mal. Gatos não são companheiros. Gatos não podem ser criados em apartamento. Gatos isso, gatos aquilo. Blá blá blá.

Será que a “sabedoria popular” não se cansa de propagar a ignorância? É lamentável a quantidade de gente supostamente esclarecida que continua acreditando em mitos estúpidos em pleno século XXI. É tão fácil ouvir uma coisa e sair por aí repetindo sem se preocupar em parar e questionar… pensar pra quê?

Nunca entendi porque pessoas enchem a boca ao acusar os gatos de traiçoeiros. Não faz o menor sentido. Provavelmente quem começou com essa bobagem mal sabe o que “traiçoeiro” significa. Que tipo de traição um gato poderia cometer? Fazer propaganda de duas marcas concorrentes de ração? Tenha dó! Se já era ridículo dizer que gatos são do mal na época da caça às bruxas, hoje em dia é inaceitável.

Gatos são tão interesseiros que não gostam do dono, mas da casa. Duh. Pra começar, os “donos” são eles. Nossos e da casa. E eles sabem disso. Sabem também que são donos dos corações dos “donos”, e tomam proveito dessa vantagem na maior cara de pau. Dê uma ordem ao seu gato e receba em troca o olhar mais arrogante que uma criatura pode dar – e, convenhamos, a arrogância felina é responsável por grande parte de seu charme.

Outro discurso comum é aquele de quem “queria muito ter um gato, mas mora em apartamento”. E daí? É totalmente possível criar um gato sem deixá-lo sair de casa. É até preferível. A necessidade incontrolável que os gatos sentem de sair não passa de lenda. Mais um argumento furado.

Eu poderia ficar páginas e páginas desmitificando uma série de conceitos burros sobre os gatos, mas não vem ao caso. Basta saber que, por causa deles, muitos odeiam ou temem gatos sem sequer saber o motivo. Apesar de ser um animal dócil, inteligente, carinhoso, companheiro e, claro, fofo, sua má reputação o precede. E enquanto as pessoas não pararem de acreditar em mitos sem fundamento, nossos amigos felinos continuarão relegados à marginalidade.

Aprendam a duvidar do senso comum, crianças. Sempre.


Divulgando e apoiando o #catloversday

Um comentário:

  1. eu disse ontem para uma pessoa que quem gosta de gatos são pessoas muito mais interessantes, que já atingiram um nivel mais alto na evolução, pois já descobriram que amor não é posse, é liberdade e respeito. adorei teu texto. bj

    ResponderExcluir