quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As Superstições, os gatos e o cristianismo

Mais uma sexta feira 13 se aproxima e com ela o inevitável momento de reflexão sobre o porquê este dia é temido pelos supersticiosos cristãos.

superstição pelo dicionário é:

1. Sentimento de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres, a quimeras, ou a uma confiança em coisas ineficazes.

2. Opinião religiosa fundada em preconceitos ou crendices.
 
Minha concepção da palavra é bem mais simples - superstição é sentimento de gente ignorante.
 
Mas afinal de onde vem essas crendices?
Da igreja evidentemente.

A Igreja cristã, no início de sua história, adotou alguns símbolos pagãos e rejeitou outros. Por esta razão Jesus se tornou "o Leão de Judá" e a serpente (coitadinha) a égide do mal. Na seita dos coptas, surgida por volta do século I d.C., havia no evangelho gatos que julgavam os homens após a morte. A primitiva Igreja celta associou vários santos às tradições pagãs e ao culto ao gato. Santa Gertrudes de Nivelles, por exemplo, é representada sempre com um gato, e, na França, dizia-se que Santa Ágata transformava-se em um gato enfurecido para punir os infiéis.
 
Na Idade Média, entretanto, a imagem do gato começou a mudar. No século V, os gnósticos, que atribuíam igual importância a Jesus, Buda e Zoroastro, foram acusados de adorar o demônio na figura de um gato preto. No ano de 1232, o papa Gregório IX funda a Santa Inquisição, com o intuito de descobrir heréticos que cultuavam o demônio, novamente na figura de um gato preto, macho.
 
Os hábitos noturnos, decorrentes provavelmente da preferência pela caça não só de ratos, como também de répteis, pequenas aves e até mesmo a apanha de peixes, quando ela é possível, fizeram nascer e crescer a idéia de que o gato tinha parte com o demônio, principalmente se fosse preto, porque essa era a cor que simbolizava as trevas onde o diabo vivia. E essa crença chegou a tal ponto que o papa Inocêncio VIII (1432-1492) não hesitou em incluí-lo na lista dos “mais procurados” pelo tribunal eclesiástico, responsável pela condenação, mutilação e morte de um número indeterminado de homens e mulheres acusados da prática de bruxaria, feitiçaria ou heresia em nome de deus.


A idiotice e a ignorância do povo era tão grande que  a perseguição ao gato só terminou quando a Peste Negra atacou a Europa, dizimando quase um terço da população. Morreram tantos habitantes que a maioria deles tiveram de ser queimados em piras, já que não havia mão de obra suficiente para enterrá-los. Inicialmente os gatos foram considerados culpados e perseguidos, ordenando-se a sua destruição, mas com o passar do tempo a perseguição a este animais indefesos foi recrudescendo, e a importância dos gatos como controladores naturais dos roedores foi reconhecida.

Até hoje ainda existe a idéia de que toda bruxa possui um gato preto de estimação, sendo esse animal associado aos mais diversos tipos de sortilégios. Inacreditavelmente além da pessoa realmente acreditar em feitiços e poderes mágicos ainda se acredita que um simples animal é o culpado pela sua falta de sorte.




O importante é que as pessoas que não possuem superstições se renderam a eles e em muitas cidades do mundo já é comum verificar uma população maior de gatos do que a de cães.

4 comentários:

  1. eu li em algum lugar tb que gatos, por serem filtros naturais de energia, tb foram associados às bruxas. é, naõ dá para acreditar que hj as pessoas acreditem que um ser incente pode ser uma ferramenta do demônio. acho que estas pessoas é que são!

    ResponderExcluir
  2. MOACIR SEMPRE DIZ:
    "MEXA COM UM GATO PRETO MEU... E VAI VER O AZAR QUE DÁ!!!!"
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    BEIJOS.

    TAMARA CAFÉ COM LIVRO.

    ResponderExcluir
  3. DEE, AMORE...
    NO CAFÉ COM LIVRO, LEMOS LIVROS DE AUTO DESENVOLVIMENTO, RSRSRS
    O LIVRO QUE ESTAMOS LENDO AGORA, "MENTES PERIGOSAS" É MUITO LEGAL!!
    GRANDE BEIJO.
    TAMARA CAFÉ COM LIVRO.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post. Muito bom saber das origens destas crendices preconceituosas.

    ResponderExcluir