quinta-feira, 17 de março de 2011

Como nasceu o mito Jesus Cristo

Desde o ano 10.000 A.C. a história está repleta de pinturas e escritos que refletem o respeito do povo antigo ao sol.

Esta estrela brilhante que dá a vida aos seres vivos do nosso planeta, que traz a visão, o calor, a segurança, que nos salva do frio e do breu da noite que sempre foi repleta de predadores.

O povo antigo percebeu que sem ele, não haveria colheitas, não haveria vida. Isto é uma realidade e portanto o sol sempre foi adorado pelos seres humanos.

Além de adorar e estudar por assim dizer o sol, várias sociedades antigas perceberam a posição das estrelas e verificaram que existia um padrão entre elas, o que permitiu que eles pudessem prever alguns eventos que ocorriam de tempos em tempos de acordo com a posição desses astros, por exemplo, os eclipses e as luas cheias, catalogaram inclusive grupos de estrelas que hoje nós chamamos de constelação.

O símbolo do zodíaco é desta época, ele representa o trajeto do sol através das 12 maiores constelações, os meses e as estações climáticas durante um ano. Podemos dizer então que as civilizações antigas não só seguiam o sol e as estrelas como também as personificavam os seus movimentos e as suas relações.



Em outras palavras o sol era semelhante a um Deus todo poderoso, salvador da humanidade.

E foi assim que nasceram diversos deuses em várias culturas diferentes, entretanto sempre com as caracteristicas da grande bola de fogo que paira singelamente neste céu.

Hórus - É o Deus sol do Egito que foi adorado à 3.000 A.C., sua vida é uma série de mitos que envolvem o movimento do sol no céu. Hórus tinha como inimigo o Deus Set, que era a personificação da noite e das trevas e metafóricamente falando Hórus ganhava a batalha todas as manhãs contra Set, trazendo a luz para o povo e esta eterna batalha entre luz vs trevas ou o bem vs o mal tem sido a dualidade mitológica que se faz presente até hoje.

Hórus nasceu no dia 25 de dezembro, da virgem Isis-Meri, o seu nascimento foi acompanhado por uma estrela a Leste, que por sua vez foi seguida por 3 reis em busca do salvador. Aos 12 anos Hórus era uma criança prodígio e aos 30 foi batizado por uma entidade conhecida por Anup e assim começou o seu reinado.

Hórus tinha 12 discípulos que viajaram com ele para curar enfermos, fazer milagres e andar sobre a água. Depois de traido por Tifão, Hórus foi crucificado, enterrado e ressucitou 3 dias depois.

Esse atributos originais de Hórus (ou não), parecem influenciar várias culturas mundiais e mitos de outros deuses encontrados com a mesma estrutura mitológica.

Certamente você já ouviu outra história de um Deus sol (salvador) com esta estrutura de vida.
Mas não fique chateado, Jesus não foi o único a se aproveitar de um mito para virar celebridade religiosa.

2 comentários:

  1. Tia. Vim aqui te culpar. A culpa é sua. SUA!!!! Você botou minhoca na cabeça da minha mãe, olha o que aconteceu! Agora preciso duma casa nova! Culpa suaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. Mais importante do que se explicar o mito Jesus Cristo é conhecer o motivo da sua criação. É uma grande ingenuidade imaginar que o cristianismo tenha surgido de uma grande necessidade religiosa que acometeu o mundo antigo. Claro que não foi assim. A causa foi política e muito simples, podem jogar a hermenêutica e a exegese no lixo. Aqui vão dois textos complementares a respeito. Boa leitura.
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/a-antiga-dec-ncia-crist
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/e-o-mundo-ocidental-quase-foi-judeu

    ResponderExcluir