segunda-feira, 28 de março de 2011

O massacre de Oradour sur Glane

França 1944, segunda guerra mundial.
Oradour sur Glane era uma pequena comunidade pertencente a aldeia de Haute-Vienne, localizada na região noroeste de Limonges. Nesta pequena vila aconteceu um dos maiores massacres de cicvis cometidos na França, pelos exércitos alemães.

190 homens morreram metralhados.
245 mulhres morreram queimadas vivas dentro da igreja ou metralhadas, junto à elas suas 207 crianças.
Total de assassinatos? 642.

Motivo?
Em 10 de junho de 1944, nas proximidades da vila de Oradour-sur-Glane, o comandante Adolf Diekmann, comunicou a seus oficiais subordinados que havia sido avisado por dois civis franceses da região que um oficial SS havia sido preso pelos guerrilheiros da resistência francesa na cidade e seria executado e queimado publicamente nos próximos dias.

No começo da tarde, os SS cercaram e fecharam a cidadezinha e o comando convocou toda a população para a praça principal a fim de fazer uma verificação de documentos. Homens e mulheres foram separados, os homens levados a celeiros e garagens das redondezas e as mulheres e crianças fechadas na igreja.

Nos celeiros, onde os habitantes masculinos eram esperados por metralhadoras montadas em tripés, todos foram fuzilados e os celeiros queimados com seus corpos dentro. Dos 195 homens de Oradour presos, apenas cinco escaparam. Enquanto isso, outros SS jogavam tochas incendiárias dentro da igreja onde se encontravam trancadas as mulheres e crianças, causando um incêndio generalizado. Os sobreviventes que tentavam escapar pelas janelas eram metralhados por soldados colocados em posição do lado de fora.

O comando superior da divisão nazista considerou que o comandante Dieckman havia extrapolado em muito suas ordens - fazer 30 franceses de reféns e usá-los como moeda de troca pelo suposto oficial nazista prisioneiro - e abriu uma investigação judicial militar. Diekman não chegou a ser julgado, morrendo em combate pouco dias depois do massacre, junto com a maior parte dos soldados que destruíram Oradour-sur-Glane.

Nunca reconstruiram Oradour, suas ruínas são um memorial ao martírio sofrido pelo povo francês em poucas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário