quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O poder da ignorância

Surripiado descaradamente do Tumblr do #catloversday



Peguei esse texto do extinto Zine Vanilli, *quem conhece, dá um grito, eu adorava aquele povo*, e se encaixa perfeitamente aqui, nesse tumblr e no nosso #catloversday! 
*Catlover, Peoplehater*

Porque senso comum e ignorância são sinônimos.
Gatos são traiçoeiros. Gatos não gostam do dono, mas da casa. Gatos são interesseiros. Gatos são do mal. Gatos não são companheiros. Gatos não podem ser criados em apartamento. Gatos isso, gatos aquilo. Blá blá blá.

Será que a “sabedoria popular” não se cansa de propagar a ignorância? É lamentável a quantidade de gente supostamente esclarecida que continua acreditando em mitos estúpidos em pleno século XXI. É tão fácil ouvir uma coisa e sair por aí repetindo sem se preocupar em parar e questionar… pensar pra quê?

Nunca entendi porque pessoas enchem a boca ao acusar os gatos de traiçoeiros. Não faz o menor sentido. Provavelmente quem começou com essa bobagem mal sabe o que “traiçoeiro” significa. Que tipo de traição um gato poderia cometer? Fazer propaganda de duas marcas concorrentes de ração? Tenha dó! Se já era ridículo dizer que gatos são do mal na época da caça às bruxas, hoje em dia é inaceitável.

Gatos são tão interesseiros que não gostam do dono, mas da casa. Duh. Pra começar, os “donos” são eles. Nossos e da casa. E eles sabem disso. Sabem também que são donos dos corações dos “donos”, e tomam proveito dessa vantagem na maior cara de pau. Dê uma ordem ao seu gato e receba em troca o olhar mais arrogante que uma criatura pode dar – e, convenhamos, a arrogância felina é responsável por grande parte de seu charme.

Outro discurso comum é aquele de quem “queria muito ter um gato, mas mora em apartamento”. E daí? É totalmente possível criar um gato sem deixá-lo sair de casa. É até preferível. A necessidade incontrolável que os gatos sentem de sair não passa de lenda. Mais um argumento furado.

Eu poderia ficar páginas e páginas desmitificando uma série de conceitos burros sobre os gatos, mas não vem ao caso. Basta saber que, por causa deles, muitos odeiam ou temem gatos sem sequer saber o motivo. Apesar de ser um animal dócil, inteligente, carinhoso, companheiro e, claro, fofo, sua má reputação o precede. E enquanto as pessoas não pararem de acreditar em mitos sem fundamento, nossos amigos felinos continuarão relegados à marginalidade.

Aprendam a duvidar do senso comum, crianças. Sempre.


Divulgando e apoiando o #catloversday

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Manoel Fiel Filho

Em 1976 a luta armada brasileira contra a Ditadura já havia sido derrotada. Entretanto o governo militar surpreendentemente elaborou e executou mais alguns massacres contra os civis brasileiros.

Entre os assassinados estava Manoel Fiel Filho. Operário, casado, tinha filhos. Foi preso no dia 16 de janeiro de 1976, às 12:00 h, na fabrica onde trabalhava Metal Arte, por dois homens que se diziam agentes do DOI-CODI/SP, sob a acusação de pertencer ao (PCB).


Manoel foi levado para a sede do DOI/CODI, foi torturado e, no dia seguinte, acareado com Sebastião de Almeida, preso sob a mesma acusação. Posteriormente, os órgãos de segurança emitiram nota oficial afirmando que Manoel havia se enforcado em sua cela com as próprias meias, naquele mesmo dia 17, por volta das 13 horas.

Mas os amigos de Fiel Filho tinham outra versão do ocorrido " Manoel Fiel, no dia 16 de Janeiro de 1976, havia sido detido ilegalmente às 12:00h por dois policiais que se diziam funcionários da Prefeitura, na fábrica onde trabalhava, a Metal Arte. Puseram-no num carro, foram até sua casa que foi vasculhada por eles. Nada encontraram que pudesse incriminar Fiel Filho.
Diante de sua mulher – Tereza de Lourdes Martins Fiel – levaram-no para o DOI-Codi do II Exército, afirmando que ele voltaria no dia seguinte. Mas ele não voltou.
No dia seguinte, um sábado, às 22:00h, um desconhecido, dirigindo um Dodge Dart, parou em frente à casa do operário e, diante de sua mulher, suas duas filhas e alguns parentes, disse secamente: ‘O Manoel suicidou-se. Aqui estão suas roupas.’ Em seguida, jogou na calçada um saco de lixo azul com as roupas do operário morto".

Ainda, segundo os depoimentos dos companheiros de fábrica de Manoel, onde ele foi preso, o calçado que ele usava eram chinelos, sem meias, contrariando a versão oficial. As circunstâncias da sua morte são idênticas as de José Ferreira de Almeida, Pedro Jerônimo de Souza e Wladimir Herzog, ocorridas no ano anterior. O corpo apresentava sinais evidentes de torturas, em especial hematomas generalizados, principalmente na região da testa, pulsos e pescoço.

Após o assassinato de Manoel Fiel o Gen. Ednardo D’Ávila Melo, foi afastado do seu cargo após três dias da divulgação da sua morte.

Em ação judicial movida pela família, a União foi responsabilizada pela tortura e assassinato de Fiel Filho, entretanto ninguém foi julgado ou punido por este crime.
 
Em documento confidencial encontrado nos arquivos do antigo DOPS/SP seu crime era receber o jornal Voz Operária de Sebastião de Almeida.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Comentários à Bíblia

Quando você possui a liberdade de ler a bíblia cristã sem interferência de um padre ou pastor, não há razão para não se fazer questionamentos. Tá certo que o livro foi escrito numa época muito diferente da que vivemos hoje, mas nada explica certas ações descritas e pregadas como sábias.

Por exemplo, os valores familiares antigamente eram muito diferentes do que se pratica pela maioria das pessoas hoje. Senão o que dizer sobre:

Gênesis
Porque Deus gostou mais do sacrifício de Abel do que dos legumes de Caim, este mata seu irmão Abel por ciúmes religioso. [4:8]

Como castigo Deus diz à Caim  que ele será fugitivo e errante [12], mas pouco afrente nos versos 16 e 17, Caim se estabelece, se casa, tem um filho e constrói uma cidade (?)
Isso é atitude de um fugitivo errante?

Noé o "justo e reto" ([6:9], [7:1]) planta uma vinha, se embebeda, e se põe nu em sua tenda. Acontece que o filho dele, Cam, vê o pai nestas condições. Quando Noé fica sóbrio e soube o que o filho tinha feito, amaldiçoa-o porque viu a nudez do seu pai: "Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos." [9:20-25]

Ok. O cara enche a cara, dá showzinho e o filho é amaldiçoado por ver o pai nesta condição. Então ficar bêbado pode, ver o pai bêbado não!!!

Pior é Ló.
2 anjos chegam a Sodoma e os homens da cidade queriam a todo custo fazer sexo com eles. Ló não poderia permitir isso, então oferece suas filhas virgens para serem estupradas por uma multidão [19:8] Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for nos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.

Que pai é este? E ainda chamam essa coisa de justo! E ainda mentiu para os estupradores sobre a virgindade das filhas, com a pretensão de fazê-las mais atraentes aos pervertidos.

Êxodo
Deus acha melhor matar a criança que bater ou amaldiçoar seus pais. E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá [21:17]


E Deus Acha bacana você bater nos seus escravos, afinal de contas eles são seu dinheiro, só haverá castigo se houver morte.  Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com vara, e morrerem debaixo da sua mão, certamente será castigado;[21:20]


Outra parte interessante é: [22:29] As tuas primícias e os teus licores não retardarás; o primogênito de teus filhos me darás.
Tenho que sacrificar o meu primeiro filho?


Levitíco
Essa é muito boa e nos dias atuais então, ninguém se salvará: Se um homem fizer sexo com a esposa de seu pai, ambos morrerão. [20:11] Se um homem fizer sexo com sua nora, ambos morrerão. [20:12]
Sem conversa e sem perdão.
Aqui Deus mostra sua preferência pelas virgens [21:13] - E ele tomará uma mulher na sua virgindade.
[21:14] - Viúva, ou repudiada, ou desonrada, ou prostituta, estas não tomará, mas virgem dos seus povos tomará por mulher.


Deuteronômio
Só gostaria de saber porque os fiéis acreditam na bondade desse ser: Nas cidades que Deus "dará na tua mão" você matará todos os machos (incluindo os velhos, meninos, e bebês) com "fio da espada, salvo as mulheres... que tomarás para ti." [20:13-14]



Não é possível que a pessoa leia esses trechos da bíblia e concorde com a atitude desse ser que se diz superior. Vejo um ditador e pervertido que adora sangue. É alguém a se temer e não a se amar.

sábado, 4 de setembro de 2010

Os sete pecados capitais

Começando por aquele que a igreja católica acha ou achava o mais perigoso de todos.

SOBERBA

do dicionário: Orgulho. Manifestação do alto apreço que alguém tem de si próprio. Arrogância.

É claro que os conceitos de pecados capitais sempre foram tratados como vícios e repudiados mesmo antes da galera cristã aparecer por essas bandas, mas os espertinhos católicos usaram tais vícios com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes "pensadores" da Igreja Católica.

Na Grécia Antiga, a teóloga e monge grego Beatrice G. e Fernando T. (345 – 399) teria escrito uma lista de oito crimes e "paixões" humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade): Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Melancolia, Acídia (ou Preguiça Espiritual), Vaidade e Orgulho.

Desde ponto de vista os pecados tornavam-se piores à medida que a pessoa ficasse mais egocêntrica, com o orgulho ou soberba sendo o supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo.

Daí, os católicos aproveitaram o gancho e no século VI com o papa gregório I, reduziu os pecados para sete, porque a igreja acreditava que o nº 7 era mágico,  juntou "vaidade" e "orgulho" (ou "soberba") e trocou "acídia" e "melancolia" por "inveja". PRONTO. Os sete pecados capitais à partir desse momento são: Orgulho, Inveja, Ira, Indolência, Avareza, Gula e Luxúria.


O autor italiano Dante Alighieri dizia que o pecado da soberba era o "maior de todos os pecados"... o pecado do próprio Satanás.

Aliás foi por causa de sua soberba que Satanás caiu do reino do céu. Ele se achava melhor que o homem criado por deus, aquele feito do barro, já que ele era um sopro de deus. E vejam vocês, por causa de sua soberba o coitadinho do Satanás começou uma revolução nas nuvens do palácio celestial e perdeu seu troninho ao lado do senhor. Estranhamente esta história não está na bíblia (?)

E como órgão controlador a soberba é um ótimo pecado, por que é muito difícil não se ter orgulho algum. A soberba não é previlégio de ricos, o pobre pode se sentir especial facilmente e nações inteiras podem mobilizar conflitos armados, onde tais sentimentos de uma massa humana pouco crítica servem aos interesses políticos, econômicos, ideológicos ou religiosos de seus líderes. Foi exatamente o que aconteceu com a Alemanha nazista de Hitler.

 O soberbo se sente auto-realizado querendo se mostrar para os outros a todo custo, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer. Ele quer superar todos, quando não consegue fica com inveja (outro pecado capital) e despreza quem não o admira. E quantas pessoas conhecemos que são assim?

Hoje, a soberba é considerada uma virtude, graças ao modo americado de pensar e influenciar os demias. A idéia de "eu posso fazer" é associada a coisas boas e não à pecados.

Para o pensador A. Lisounenko, o orgulho próprio é um fator determinante na caminhada para o sucesso no âmbito familiar e profissional. Não é errado você se admirar e demonstrar publicamente este sentimento. Para muitas pessoas o orgulho é uma forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor.

E quem hoje não é orgulhoso?
As pessoas se valorizam, se acham capazes, se mostram, buscam admiração.

Para a igreja a salvação é a vida humilde. Sem prazeres, regalias ou vaidades.
As pessoas estão mais preocupadas em mostrar o carrão que têm, o cachorro super caro e raro que compraram, o super emprego que conseguiram com aquele mega salário, o super corpo que mantêm, etc.
Ninguém está preocupado em ser humilde.
Ninguém vê a soberba como pecado.
E se a soberba, que era o pior dos pecados capitais não existe mais o que dizer dos outros...